top of page
Buscar

Você tem um papel na sua recuperação

Quando alguém se percebe dependente químico e igualmente percebe que não tem mais o controle de sua própria vida, é comum que procure culpados fora de si. A culpa pode ser atribuída ao traficante, aos falsos amigos, à família, às circunstâncias. Atribuir aos outros a culpa pelas suas próprias dificuldades é comum e inútil. Aliás, procurar culpados é inútil. Seria como se alguém descobrisse que está doente e aí procurasse culpados para sua doença. Mesmo que encontrasse os culpados, o problema continuaria o mesmo. Ele teria de fazer algo pela sua recuperação. Mesmo que isso significasse procurar ajuda dos outros.



Uma das primeiras histórias da Bíblia mostra esse processo de buscar culpados fora de si. Conta a história que quando o ser humano fez o que era proibido, Deus o buscou e pediu a ele conta de seus atos. E ele disse que a culpa de ele ter desobedecido às ordens de Deus era da mulher que Deus lhe havia dado. A mulher, por sua vez, colocou a culpa na serpente. E, em última análise, homem e mulher colocaram a culpa de seus atos errados em Deus. Mas a solução para o dilema humano não estava em buscar culpados fora de si. O caminho da recuperação também não passa por aí.


É consenso entre todos os especialistas que o passo inicial para a recuperação da dependência química está no reconhecimento do problema. O problema existe e ele é da pessoa. Não adianta alienar-se ou buscar culpados externos. A pessoa precisa chegar à seguinte conclusão: O problema existe e ele é meu. Eu preciso buscar ajuda certa para resolver. Estão em cena, nesse momento, dois aspectos. De um lado, o fortalecimento da vontade própria no sentido de reconhecer o problema e assumir a responsabilidade pela busca de ajuda. Por outro lado, a busca de ajuda onde ela pode ser encontrada.


A ajuda para a recuperação da dependência química é multidisciplinar. Ela pode envolver a ajuda de assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, médicos, conselheiros e, principalmente, de Deus.


A busca por Deus implica no reconhecimento de que há um poder superior do qual pode vir ajuda que nós mesmos não conseguimos alcançar. Ela cria um vínculo de dependência. Quando reconhecemos que Deus pode ajudar, estamos reconhecendo que precisamos de ajuda e que, sozinhos, não conseguimos sair do processo de dependência química. Isso é positivo. Confiar na ajuda de Deus é positivo pois traz esperança e dá força para enfrentar as dificuldades.


Fonte: Um dia de cada vez - ajuda na recuperação da dependência química

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page