top of page
Buscar

Depressão e Alcoolismo

Depressão antecede o alcoolismo ou o alcoolismo antecede a depressão? Quem vem primeiro? Essa é uma dúvida bastante comum, visto que os problemas relacionados ao alcoolismo e depressão são muito frequentes na população. Este artigo tem o propósito de explicar como essas doenças se relacionam, qual transtorno vem primeiro, o que os mantém e como preveni-los.



O uso abusivo do álcool é um problema grave de saúde pública e a depressão é muito comum nesses pacientes. Isoladamente, esses dois transtornos - depressão e alcoolismo - são as duas doenças psiquiátricas mais comuns na população. Cada vez mais pesquisas vêm sendo realizadas com o intuito de entender como que essa relação funciona.


O que percebemos é que pessoas que estão passando por momentos difíceis e que não desenvolvem habilidade saudáveis para superá-los, recorrem ao álcool como uma forma de alívio. No geral, a depressão antecede a dependência por álcool, principalmente nas mulheres. Entretanto, o álcool é um fator de risco que pode desencadear sintomas depressivos ou até acentuá-los.


O álcool é uma droga que deprime a parte do cérebro relacionada a inibição. Por isso, nas primeiras doses, o indivíduo se sente mais relaxado, mais alegre e mais animado. Porém se este consumo aumenta ou fica muito frequente, o álcool reduz os níveis de serotonina, um dos hormônios responsáveis pela regulação do humor. Logo, quando a serotonina está baixa, as pessoas podem desenvolver depressão, gerando assim, um ciclo difícil de romper.


Existem quatro sinais que indicam que o álcool está afetando a nossa mente e humor:


1. Problemas de sono. A pessoa não consegue descansar, pois tem um sono de má qualidade.

2. Humor deprimido. A pessoa está sempre para baixo, triste, retraído.

3. Energia abaixo do normal. A pessoa está sempre cansada, sem disposição e sem vontade.

4. Ansiedade. A pessoa se torna mais ansiosa, inclusive em situações que normalmente não ficava.


Mas como conseguir enfrentar dias e períodos estressantes sem o uso de álcool?


Existem algumas maneiras saudáveis onde podemos extravasar, distrair e relaxar sem recorrermos ao álcool. Alimentar-se de forma saudável, ter uma noite tranquila de sono, estar em convívio com amigos e familiares, praticar esporte e desenvolver a espiritualidade são algumas dessas formas. Se isso não for suficiente, é importante buscar ajuda de um profissional da área da saúde. Se estiver fazendo uso abusivo do álcool, é importante procurar também uma entidade de apoio a dependente químico.


Você não precisa enfrentar o vício sozinho, peça ajuda!


Fonte: Casule

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page