top of page
Buscar

Como saber se você está negando seu vício

Quando se trata de vícios como álcool e outras drogas, a negação pode ser muito perigosa. Muitas vezes é usado como um mecanismo de enfrentamento para retardar o enfrentamento da realidade. É um dos sinais mais comuns entre aqueles que lutam com comportamentos de dependência.


Tal comportamento, ao lidar subconscientemente com um vício, não é surpreendente. Principalmente por causa da forma como os viciados de qualquer tipo são tratados em todo o mundo. Ninguém quer aceitar a realidade de ser um adicto, e a negação é perfeita nessa situação. Isso torna a realidade mais suportável.



6 sinais de que você está em negação:


Aceitar o fato de que você pode ter um vício horrível pode ser extremamente difícil. Ninguém quer ser chamado de pervertido, alcoólatra ou viciado em crack. Mas, lembre-se que o vício não faz de você nada disso. Ao negar que tem um problema sério de vício, você está apenas prolongando seu sofrimento. Aqui estão alguns sinais para ajudá-lo a descobrir se você está atualmente em negação sobre seu vício:


Justificação


No mundo atual, todo mundo está estressado. Todos nós temos nossos mecanismos de enfrentamento para lidar com o estresse. Quando você nega o seu vício, a maneira mais fácil de minimizá-lo é projetá-lo como um “calmante”.


Você poderia ter tido um dia difícil e precisar desabafar, Você poderia ter tido um dia maravilhoso e querer comemorar. Para um viciado, tudo é uma desculpa para alimentar seu vício. Não importa a solução, você sempre encontrará uma desculpa para justificar porque está se entregando ao seu comportamento viciante.


É assim que começam os vícios. Como mecanismos de enfrentamento simples para anestesiar a dor ou distraí-lo. Mas, quando o vício se torna o seu único mecanismo de enfrentamento, isso é extremamente prejudicial.


Perdendo a noção do tempo


Os viciados muitas vezes perdem a noção do tempo quando estão tão absortos em se engajar em seu comportamento viciante, quando tudo ao seu redor está literalmente desmoronando. Isso mostra um claro sinal de falta de controle, retratando como o viciado não consegue ver o quadro geral. É sua outra indicação de negação. Nesta fase, você acredita que o que faz em sua vida não está afetando ninguém ao seu redor. Mesmo sabendo que não é a verdade, você ainda escolhe distorcer a realidade e acreditar nisso.


Julgamento


Uma característica comum entre a maioria dos viciados é que eles costumam comparar seu comportamento com aquelas condições que são piores.


É frequentemente por isso que os viciados se cercam de outros viciados. Dessa forma, eles conseguem normalizar seu comportamento. Além disso, eles podem se sentir melhor sobre si mesmos apontando para alguém que está pior do que eles. Tal comportamento apenas aumenta a negação, prolongando-a por muitos anos.


Supercompensação


Os viciados que tentam esconder seu vício sempre tentam compensar em outros aspectos de suas vidas. Assim, a atenção é desviada de seu vício negativo. Isso pode ser na forma de presentes caros, feriados surpresa, carinho extra o tempo todo, etc.


Superficialmente, isso pode parecer extremamente normal e até amoroso, mas, na realidade, é apenas uma tentativa de garantir que os atos negativos de uma pessoa sejam ofuscados pelos positivos.


Isolamento


Quanto mais fundo você se torna um viciado, mais longe da realidade você se afasta. À medida que o vício piora, os viciados geralmente param de interagir com seus amigos e familiares. Eles não têm mais a mesma conexão com seus entes queridos que costumavam ter. Este é um dos sinais mais comumente observados de um vício.


Você pode não estar ciente de como está inconscientemente afastando todos em sua vida enquanto se alimenta de seu vício. Estar em negação só aumenta esse problema.


Como superar a fase de negação


Essa pode ser uma tarefa extremamente difícil de realizar. Superar a negação requer muita auto introspecção e coragem. Na maioria dos casos, os viciados muitas vezes só superam sua negação depois de “chegar ao fundo do poço”. Isso basicamente significa que a vida fica tão difícil que você é forçado a enfrentar a grave realidade. Mas, não tem que ser assim. A prevenção é sempre melhor do que tentar encontrar uma cura. Use esta oportunidade para aceitar a situação, seguir em frente e buscar a ajuda necessária.


Fonte: Blockerx

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page