top of page
Buscar

A fé - um ato de coragem na recuperação

Deus criou o ser humano. Essa afirmação dá ao ser humano um status extraordinário. Todas as pessoas são criaturas de Deus. Não há uma pessoa que esteja excluída disso. Todas são valorizadas diante de Deus. O ser humano não é fruto do acaso. Nenhuma pessoa é um projeto malfeito ou que deu errado. A questão do erro tem outra perspectiva que veremos a seguir. É importante, num primeiro momento, afirmar que todas as pessoas são criaturas de Deus.



E a questão do erro? Por que a fé cristã fala em pecado? Essa é uma questão de constatação prática, mas de difícil explicação teórica. Como entrou o mal no mundo? Por que algumas pessoas têm vida difícil, enquanto parece que outras que não sofrem tanto? A perspectiva cristã quando a este tópico é a que segue. O mal existe. O mal alcança todas as pessoas. Não há quem escape disso. Esse reconhecimento daquilo que a teologia chama de pecado ou corrupção humana é algo que está presente também na sabedoria popular. Fala-se que não há nenhuma pessoa perfeita, que todos erram.


Mas a perspectiva bíblica cristã não termina aqui. A perspectiva bíblica cristã fala que há esperança para o ser humano. Que todos devem ter uma nova oportunidade de se recuperar. A recuperação humana é possível. Deus prepara isso por meio do seu Filho Jesus Cristo. Qualquer pessoa, por pior que seja sua situação, pode esperar um futuro melhor. Essa é a boa notícia. Boa notícia é o que significa “evangelho”. Há uma boa notícia, um evangelho, para todos. Essa nova oportunidade de viver uma vida diferente começa nessa vida e se realiza plenamente na eternidade. Mas ela começa nessa vida. E aí que entra o elemento da fé.


Fé, no processo de recuperação, não é alienação. É algo real. A frase "fé na recuperação" tem um duplo sentido. Por um lado, chama a atenção para a presença da fé e de seu papel no processo de recuperação. Por outro lado, a frase chama a atenção para o fato de que uma pessoa que está na dependência química, para sair, precisa acreditar que isso é possível. Ela precisa de fé na sua recuperação.


Quando uma pessoa reconhece que precisa sair da dependência química, que aquele caminho que ela está trilhando não vai conduzi-la a nenhum outro lugar senão à morte, ela precisa ter esperança. A esperança é uma espécie de promessa. A pessoa pode ser recuperada. Essa sua situação pode ser modificada. Deus vai ajudar você a encontrar a saída. Essas promessas só podem ser recebidas pela fé.


A fé é um elemento muito importante na recuperação das pessoas. Esta é a razão pela qual um número muito elevado de pessoas que estiveram em situação de dependência química, quando conseguem sair, declaram que a fé foi muito importante para sua recuperação.


Fonte: Um dia de cada vez - Ajuda na recuperação da dependência química

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page