top of page
Buscar

Dia Internacional de Combate às Drogas

O Dia Internacional de Combate às Drogas é celebrado em 26 de junho e visa a conscientizar a população a respeito dos problemas desencadeados pela venda e pelo consumo de drogas. A data foi criada pela Assembleia Geral da ONU por meio da Resolução nº 42/112, de 7 de dezembro de 1987. A data é muito importante, uma vez que as drogas são um grave problema em todo mundo, sendo consideradas uma questão de saúde pública.


O uso dessas substâncias tem um grande impacto negativo para toda a sociedade, até mesmo quando falamos de drogas lícitas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “nas Américas, o uso de drogas surgiu como um contribuinte significativo tanto para a incapacidade quanto para a morte”. Ainda de acordo com a organização, observou-se “um aumento de quase três vezes nas mortes por transtornos causados pelo uso de drogas nas Américas entre 2000 e 2019”.


As drogas são substâncias químicas que alteram algumas funções biológicas no organismo e não são produzidas naturalmente em nosso corpo. Nesse grupo incluem-se, por exemplo, medicamentos, bebidas alcoólicas, cigarro, maconha, crack e cocaína.


Algumas drogas são conhecidas como psicotrópicas e se caracterizam por atuar diretamente em nosso cérebro, deprimindo, estimulando ou perturbando sua atividade. Como exemplo de droga depressora, podemos citar as bebidas alcoólicas. Já como exemplo de drogas estimulantes, há a cocaína. Por fim, como exemplo de droga perturbadora, temos o LSD.


Fonte: Brasil Escola


Você não precisa enfrentar isso sozinho. Se você é usuário de uma destas drogas e deseja mudar de vida, entre em contato conosco.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page